- Programa Anuidade Zero
- Criação da Diretoria da Mulher
- Parcelamento de Anuidade no Cartão
- Programa de Educação Continuada
Programa Anuidade Zero
Facilitar a vida dos corretores e desburocratizar o acesso aos serviços oferecidos é a missão do projeto CRECI-RJ, que vai permitir ao profissional realizar uma série de serviços pela internet, sem sair da sua casa ou do seu escritório. Por meio do portal que será desenvolvido, o corretor terá sinal verde para cumprir vários pontos da sua rotina, como inscrição, transferência, solicitar segunda via de carteira, por exemplo, sem precisar ir à sede do CRECI-RJ. Ou seja, a ideia é fazer o corretor ganhar tempo e se concentrar em seu negócio.
Criação da Diretoria da Mulher
A questão da mulher na sociedade é de todos. E pela primeira vez o CRECI-RJ terá a sensibilidade para tratar dos problemas enfrentados pela mulher no dia a dia da profissão de corretora. Atualmente, não existe na entidade um setor específico para cuidar de temas relacionados às mulheres, que hoje representam cerca de 35% dos profissionais que atuam no Rio de Janeiro.
Daí surge a proposta da criação da Diretoria da Mulher, com o objetivo de cuidar das prerrogativas e casos específicos que elas enfrentam, como assédio, discriminação, constrangimento e outras formas de represálias, seja por seus próprios companheiros corretores ou mesmo por clientes.
É importante frisar que não será uma diretoria composta apenas por mulheres, mas sim que ela vai tratar de forma exclusiva todas as questões que envolvam a mulher corretora.
Parcelamento de Anuidade no Cartão
A iniciativa não é novidade, mas enfim será colocada em prática, pois já está autorizada pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), sendo a sua adoção uma prerrogativa de cada conselho regional. Ou seja, só vamos repassar para o corretor um direito que já é seu.
É só ter vontade de colocá-la em prática, com a sensibilidade de entender as dificuldades vividas pelos corretores de imóveis no seu dia a dia de trabalho. O que poderia já ter sido feito há muito tempo.
O objetivo é facilitar ao máximo para que o corretor fique em dia com a sua anuidade e trabalhe tranquilo. O parcelamento será feito pelo máximo de vezes que o Cofeci autorizar (hoje o parcelamento é de até 10 vezes).
Programa de Educação Continuada
Este programa será desenvolvido com a preocupação de capacitar o corretor de imóveis cada vez mais para atuar com qualidade, conhecimento e informação.
A iniciativa envolverá a oferta de uma série de cursos gratuitos, presenciais e virtuais simultâneos, específicos voltados para o mercado imobiliário, com transmissão pela internet.
O Programa de Educação Continuada vai tratar de temas como: financiamento imobiliário, locação de imóveis, documentação imobiliária, técnicas de vendas, marketing imobiliário, atendimento ao cliente, fotografia, entre outros.
- Valorização Profissional
- Intensificar o Combate Ilegal
- CRECI-RJ Market Place
- CRECI-RJ Digital - Sem Burocracia

Valorização Profissional
Mostrar para a sociedade a importância e o trabalho do corretor para garantir a segurança de uma transação imobiliária. Esta será a base do Programa de Valorização Profissional que vamos implantar no CRECI-RJ.
O objetivo é conscientizar a sociedade de somente buscar profissionais credenciados para fazer a compra, venda ou locação de um imóvel com segurança e, para isso, o CRECI-RJ é a melhor fonte para ter informações sobre os profissionais credenciados.
Enfim, a sociedade precisa saber que este é o melhor caminho para ter segurança jurídica para qualquer pessoa realizar o seu sonho.
O programa terá como pilar uma forte campanha de comunicação, que envolverá o uso de uma série de mídias, como rádio, televisão, internet, busdoor e outdoor, por exemplo.

Intensificar o Combate Ilegal
Esta é uma questão de ordem dentro do programa que temos para a gestão do CRECI-RJ, pois afeta diretamente a receita dos corretores de imóveis. Por isso, é uma ação que será implementada em um primeiro momento.
O objetivo é buscar uma fiscalização mais intensa contra a atuação de contraventores imobiliários, dos zangões, síndicos, porteiros que acabam fazendo a venda de imóveis de forma ilegal.
Na prática, essa ação ataca dois problemas enfrentados no dia a dia da profissão. O primeiro é ajudar a valorizar a profissão, mostrando que essas pessoas fazem o exercício ilegal da profissão, pois não são corretores de imóveis.
O segundo é fazer esse combate, automaticamente, consegue-se dar mais possibilidades de o corretor de imóveis poder vender mais para aumentar seu rendimento.
Para ter esse combate ao exercício ilegal da atividade de corretor, o CRECI-RJ vai ter uma maior aproximação com entidades como o Ministério Público, a Guarda Municipal e a Câmara dos Vereadores para não só aumentar a fiscalização, mas também fortalecer as ações para combater os zangões.
CRECI-RJ Market Place
O corretor, enfim, terá um novo canal para estimular seus negócios e também o seu relacionamento com a sociedade, uma ideia que já existe, mas que nunca se tornou operacional. Agora vai se tornar profissional, com atualização constante, e muita divulgação para estimular o seu uso.
O CRECI-RJ Market Place vai oferecer aos corretores um ambiente virtual (portal) para a divulgação de seus anúncios e parcerias gratuitamente.
O profissional também terá o direito de fazer o seu próprio site dentro desse espaço para que possam operar suas marcas, fazendo a integração com os seus portais.
Este market place também servirá de canal para levar informações para a sociedade, ajudando as pessoas a fazerem suas transações imobiliárias de forma segura com o respaldo do CRECI-RJ.
CRECI-RJ Digital - Sem Burocracia
Facilitar a vida dos corretores e desburocratizar o acesso aos serviços oferecidos é a missão do projeto CRECI-RJ, que vai permitir ao profissional realizar uma série de serviços pela internet, sem sair da sua casa ou do seu escritório.
Por meio do portal que será desenvolvido, o corretor terá sinal verde para cumprir vários pontos da sua rotina, como inscrição, transferência, solicitar segunda via de carteira, por exemplo, sem precisar ir à sede do CRECI-RJ. Ou seja, a ideia é fazer o corretor ganhar tempo e se concentrar em seu negócio.
CRECI Itinerante
Mais participativo, mais presente na sociedade e mais conscientizador. Eis a ideia que está por trás do programa CRECI-Itinerante, que vai levar o conselho para lugares públicos como praças, praias e ruas da cidade.
A ação visa levar informações e realizar ações educativas que também buscam valorizar e conscientizar a sociedade sobre o papel do corretor de imóveis.
Transformação das Sub Regiões em Coworking
A pandemia do coronavírus deixou muito claro que o trabalho a distância, assim como vários negócios, é uma realidade. Nesses novos tempos, uma das nossas propostas é incentivar o trabalho home office dos corretores de imóveis.
O nosso projeto prevê a transformação das sub regiões em coworking com toda a infraestrutura disponível para quem trabalha home office usar em caso de reuniões com os clientes.
Com isso, as sub regiões, que hoje funcionam praticamente como posto arrecadador, terão também o papel de escritórios para servirem aos profissionais credenciados, dentro de um regramento a ser definido.
Esta é uma iniciativa mais do que viável, pois já temos um plano e toda a infraestrutura das sub regiões para entrar em operação de forma imediata, pois basta apenas usar o que já existe no CRECI-RJ.
Além de incentivar o trabalho móvel, a nossa proposta também prevê a reabertura de sub regiões ou delegacias fechadas atualmente, bem como a criação de novas unidades para melhor atender os corretores de imóveis.
Representação Parlamentar
A presença política para defender os interesses setoriais está na base da atuação de toda entidade de classe. Finalmente, o CRECI-RJ terá na nossa gestão essa marca vital para defender os interesses dos corretores junto ao poder municipal, estadual e federal.
Essa atuação parlamentar terá por princípio o alinhamento dos projetos de lei e toda e qualquer legislação de interesse da categoria, buscando representatividade política para participar das decisões do campo legislativo.

